quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Comunicado de Imprensa da APGVN, Florestas



COMUNICADO DE IMPRENSA

A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GUARDAS E VIGILANTES DA NATUREZA PEDE UMA RÁPIDA ATUAÇÃO DO GOVERNO NA DEFESA DA FLORESTA

A nossa floresta, habitat de inúmeras espécies, purificador do ar e da água, protetora do solo, reguladora do clima, geradora de emprego, encantadora para os turistas e enriquecedora da gastronomia, está em risco!
A floresta é sem dúvida um dos maiores e mais importantes recursos naturais do país e tem dado provas disso, onde outrora imperavam os carvalhos, os sobreiros e as azinheiras, os castanheiros, as cerejeiras-brava, os loureiros, os teixos, as bétulas, os salgueiros, os amieiros ou os freixos, predominam hoje os eucaliptos.
A plantação de novos eucaliptais está a aumentar de forma galopante, de 1 de janeiro de 2017 até 23 de fevereiro de 2017 entraram na entidade competente aproximadamente 2000 pedidos de arborização, esmagadoramente de eucaliptos.
É urgente a alteração do Decreto-Lei n.º 96/2013 de 19 de junho, antes que seja demasiado tarde para a nossa floresta e para a biodiversidade associada.
É imprescindível o estabelecimento de medidas de gestão sustentável da floresta e da promoção do uso de espécies autóctones como opções economicamente viáveis.
A APGVN pede assim ao Governo que altere a legislação atual referente a arborização e reflorestação com urgência.
Alcochete, 23 de Fevereiro de 2017


Para mais informações contactar:

Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza
Francisco Correia 968 466 240

0 comentários:

Enviar um comentário